PINOT CRU 2021
NOTA DO VINHATEIRO
É o “vin de soif” (vinho para a sede) ou “vinho glu-glu” do Atelier. Ao contrário dos pinots clássicos, mais estruturados, mais fenólicos, mais concentrados, enfim, mais sérios, Pinot Cru é um vinho leve, descontraído, bom para o dia a dia ou para uma cozinha mais simples, em resposta aos clientes que buscam pinots mais econômicos, para o consumo diário, sem abrir mão dos encantos da casta sob uma interpretação artesanal.
Pinot Cru 2021 é o primeiro pinot noir sem passagem por barricas elaborado pelo Atelier. A safra 2021 nos entregou um vinho muito delicado, muito leve, que decidimos manter primário, baseado na fruta, evitando comprometer certas nuances sutis que se perderiam durante as transformações terciárias decorrentes da micro-oxigenação em barricas. Por ter sido engarrafado muito cedo, sem estágio em madeira, o depósito de sedimentos em garrafa será mais espesso que o depósito normal dos demais pinots decantados longamente em barricas. Se observado um período adequado de descanso em adega, contudo, os sedimentos voltarão a decantar na parede inferior da garrafa deitada, sendo facilmente separáveis pela transferência cuidadosa do conteúdo em um decanter, com auxílio de uma fonte de luz, resultando em um vinho cristalino e brilhante na taça. Essa técnica de separação das borras vale para quaisquer vinhos não filtrados ou estabilizados, que ao longo dos anos tendem a apresentar consistentes depósitos. Vinhos sem passagem por barricas tendem, igualmente, a conter gás carbônico – que durante o estágio em barricas se dissocia do líquido escapando pelos poros da madeira. A decantação seguida de agitação vigorosa é recomendada para retirar o gás carbônico presente no Pinot Cru 2021.
Como já foi comentado na ficha técnica do Gamay Cru 2022, nosso “cru” é uma metáfora para os vinhos que não passam por barricas, em analogia à dicotomia cru/cozido: um alimento consumido cru é um alimento mais puro, menos processado que um alimento cozido. De mesma sorte é o vinho que não teve contato com madeira: é um vinho mais “cru”, mais próximo da fruta pura, menos elaborado. Essa foi a idéia ao empregarmos o termo “cru” para nossos vinhos sem amadurecimento em barricas.
FICHA TÉCNICA
Localidade do vinhedo: Encruzilhada do Sul – RS
Região do vinhedo: Serra de Sudeste – Brasil
Altitude: 450 m
Uva: Pinot Noir
Teor Alcoólico: 12%
Quantidade produzida: 3900 garrafas
Colheita: manual em caixas de 15 Kg
Desengace: fermentação semi-carbônica dos cachos inteiros
Quebra das bagas: pisa humana
Controle de temperatura em fermentação: não
SO2 adicionado: sim
Tempo em barrica: sem passagem por barricas
SO2 total detectado após o engarrafamento: 11 mg/L
SO2 total permitido por lei no Brasil: 300 mg/L