DOIS SOMMELIERS FRANCESES VISITAM O ATELIER
Em 16 de Outubro de 2015 recebemos, num bistrot de Canela, o casal de sommeliers estrangeiros Clara Willard e Justan Fondbertasse.
O casal franco-americano assina o cartão de visitas como “sommeliers/globe-trotters”; ela parisiense, ele californiano de pai francês. Se conheceram trabalhando como sommeliers no wine bar parisiense “Ô Château”, empresa da qual recentemente se desligaram para viver na Califórnia. Mas antes de iniciarem a nova vida nos EUA decidiram empreender uma volta ao mundo em busca dos vinhos mais representativos de cada região do planeta.
Procuraram-nos após a repercussão do artigo em que somos citados por Wink Lorch no site de Jancis Robinson; vieram ao nosso encontro logo após visitar produtores de Portugal, Espanha e EUA, e daqui partiram para a Austrália e a Nova Zelândia.
No depoimento gravado em video durante a degustação mostram surpresa com o frescor e a acidez natural dos nossos pinots, traço tão comum nos vinhos europeus mas tão raro nos vinhos do Novo Mundo. Durante o almoço disseram jamais ter imaginado, quando estavam na França, encontrar um perfil assim em pinots brasileiros: tensão, nervo, crocância, vivacidade da fruta.