FULVIA PINOT NOIR 2020
NOTA DO VINHATEIRO
A reputação alcançada por este vinho ao longo da última década, graças, em grande parte, a uma clientela assídua composta quase que exclusivamente de aficionados por borgonhas, talvez dispense maiores apresentações sobre a casta pinot noir, ou sobre o estilo e a misteriosa magia dos vinhos que dela resultam. Desde a primeira safra da série, nossos Fulvia Pinot Noir vêm sendo comparados sistematicamente a pinots franceses, quase sempre às cegas, muitas vezes obtendo resultados impressionantes em painéis de grandes borgonhas.
Fulvia Pinot Noir 2020 dá continuidade a uma história de muitas safras vinificadas pelo método tradicional da Borgonha. O sucesso obtido junto aos “connaisseurs” em vinhos específicos dessa região francesa foi imediato, pois até então praticamente não existiam tintos de guarda à base de pinot noir no Brasil, e os poucos que existiam não apresentavam a menor semelhança com o estilo dos vinhos da Borgonha. Eram tintos comerciais convencionais, quase sempre cortados com uvas mais potentes para agradar a um público habituado ao padrão comercial de vinhos escuros, em geral chilenos e argentinos. Obviamente que a delicada pinot noir, de cor naturalmente clara e aromas sutis, perdia sua identidade e tipicidade com essas “correções”.
Em 2009, logo após uma visita à França e uma imersão na milenária cultura vinhateira da Borgonha, fomos os primeiros a vinificar pinot noir no Brasil conforme as tradições ancestrais borgonhesas, retomando técnicas monásticas como a pisa corporal das uvas e a fermentação semi-carbônica dos cachos inteiros – seguida por um longo amadurecimento em barricas de muitos usos. Os primeiros resultados foram imediatamente reconhecidos, cativando uma multidão de admiradores que jamais cessou de crescer.
FICHA TÉCNICA
Localidade do vinhedo: Encruzilhada do Sul – RS
Região do vinhedo: Serra de Sudeste – Brasil
Altitude: 450 m
Uva: Pinot Noir
Teor Alcoólico: 12%
Quantidade produzida: 2600 garrafas
Colheita: manual em caixas de 15 Kg
Desengace: fermentação semi-carbônica dos cachos inteiros
Quebra das bagas: pisa humana
Controle de temperatura em fermentação: não
SO2 adicionado: sim
Tempo em barrica: 13 meses em barricas velhas
SO2 total detectado após o engarrafamento: 33 mg/L
SO2 total permitido por lei no Brasil: 300 mg/L