Links para blogs e artigos na imprensa digital e reproduções de matérias impressas 


Links para artigos, reportagens e entrevistas na imprensa especializada digital


Ed Motta declara à Veja: "O Minimus Anima 2005 é o brasileiro de mais personalidade que já provei"


"Só a dose faz o veneno" - artigo de Marco Danielle para o Jornal Bon Vivant


"O sabor da Terra" - Artigo de Marco Danielle para a revista Go'Where Vinhos (versão integral)


A edição de aniversário da Revista diVino, de setembro de 2010, traz a primeira parte de um resumo de meu caderno de viagem entitulado "Incursão por uma Borgonha Profunda". Neste número, os encontros com Claude Courtois, no Vale do Loire, e Philippe Pacalet, na Borgonha.


Rompe-se um dos elos mais fortes da corrente pela vitivinicultura natural. O mundo do vinho perde Marcel Lapierre. Marco Danielle, que visitou os Lapierre em janeiro de 2010, em nome da revista diVino, publica uma homenagem na edição de novembro da revista. Leia aqui em fac simile digital.


A edição de novembro de 2010 da revista diVino traz a segunda parte do meu caderno de viagem sobre a Borgonha. Esses artigos são um resumo do texto original, que chamei "Incursão por uma Borgonha profunda". Particularmente gostei mais da segunda parte, em que a edição conseguiu resumir sem suprimir a profundidade, guardando os detalhes mais importantes. Nesta segunda e ultima parte, o relato dos encontros com Jean-Louis Trapet, Jean-Claude Rateau e Mathieu Lapierre.


Ameaça de aborto: o vinho artesanal do Brasil corre sério risco de ser exterminado antes mesmo de ter nascido. Leia, reflita, divulgue. Ajude a salvar a esperança de um dia existir, no país, um movimento em prol dos vinhos naturais.


A coluna de Didú Russo na revista Prazeres da Mesa, edição de março de 2011, traz o artigo completo e a relação dos 9 vinhos da degustação às cegas com tema "Borgonhas de até R$300", em que Fulvia Pinot Noir 2009 é inserido furtivamente entre rótulos franceses e ganha o primeiro lugar da prova, ficando à frente de 7 borgonhas tradicionais. Aqui, uma cópia fac simile da página da revista.


Notícias sobre as novas safras: a maturidade, o resgate dos métodos ancestrais e o novo perfil dos vinhos do Atelier Tormentas. Veja aqui o que muda no estilo dos vinhos 2010 e 2011 - novas castas, novos desafios, novos vinhos.


Ed Motta declara: "Fulvia Pinot Noir 2009 é um divisor de águas, o melhor vinho já feito no Brasil."


Cartas - seleção de mensagens de nossos clientes e correspondentes no mundo do vinho


A sua participação é fundamental para o futuro dos vinhos de autor no Brasil


Nossas notícias mais recentes


Oferta "En Primeur" 2012 (promoção vigente entre 15.07.2012 e 21.11.2012). Observações importantes sobre a compra "En Primeur"


Palavra de Marco Danielle sobre a oferta "En Primeur" 2012 (promoção vigente entre 15.07.2012 e 21.11.2012)


Assinados pelos mais influentes e respeitados importadores americanos de vinhos conceituais, apresento dois livros simplesmente obrigatórios para quem gosta de vinhos naturais e defende o retorno a uma vinicultura mais autêntica, baseada na noção de terroir e desvinculada do processo de padronização industrial.


O espírito dos bosques: compreendendo os vinhos naturais


Ed Motta, conhecedor e famoso admirador dos vinhos da Borgonha, publica artigo sobre Fulvia Pinot Noir 2011


Invertendo a máxima de Tolstoi, "conquista tua aldeia e conquistarás o mundo", Marco Danielle tornou-se conhecido no país optando pelo anonimato na região onde vive. Matéria de capa em Julho de 2013, leia aqui as 4 páginas de uma das mais completas reportagens sobre o Atelier Tormentas até o presente momento.


Revista de bordo da TAM, Ano 06 N°66, Junho 2013: "Um grande vinho brasileiro: o Fulvia, do Marco Danielle, o melhor Pinot Noir de fora da Borgonha"


Jornal O Globo de 05.05.2014: “Os vinhos de Marco Danielle estão entre os mais comentados pelos enófilos brasileiros"


A cor do âmbar: apresentação de nosso vinho laranja e demais lançamentos; comentários sobre mudanças conceituais a partir da safra 2014


Ed Motta a O GLOBO: "Tem um branco nacional tão bom que, quando levo minha bolsa de 12 garrafas pro exterior, na volta só trago tintos". Veja aqui, também, fotos da visita do Ed Motta ao Atelier.


Monte Alegre Pinot Noir 2013 impressiona cavista da Borgonha


Ao longo dos anos a quantidade de mensagens dos clientes aumentou muito, tornando-se impossível publicar tudo. Recentemente alguns depoimentos de clientes foram solicitados durante uma grande entrevista para a imprensa. Em resposta selecionamos algumas correspondências cuja beleza merece ser compartilhada aqui.